FIBRASOL

CENTRAL DE ATENDIMENTO

73 3525-5017

Uma caixa d´água limpa pode evitar doenças

33940-33941-GLimpar a caixa d’água regularmente e manter o reservatório fechado são medidas simples que podem evitar doenças graves como a leptospirose, diarreia, hepatite A, diarreia e a dengue.

Além do mosquito o Aedes aegypti, uma caixa d’água mal fechada pode receber as indesejáveis visitas de ratos e baratas, que podem infectar a água.

Geralmente, as doenças transmitidas pela má higienização da caixa estão ligadas a pobreza e a lugares onde não há saneamento básico, pois dessa maneira, a população consome, além de água suja vinda da caixa, água vinda de poços e bombas sujas, água contaminada de lençóis freáticos e rios.

Em comum, as doenças têm como principal sintoma a diarreia.

Veja algumas doenças que a limpeza da caixa d’água pode evitar:

Limpeza de caixa d’água x Dengue: o mosquito o Aedes aegypti gosta de por ovos em água limpa e parada. A caixa d’água destampada é um dos principais locais onde ele costuma desovar. A dengue se caracteriza por febre alta e dores pelo corpo. Além disso, a dengue pode dar em água parada dentro de baldes, pneus e até nos potes de água dos cachorros e animais de estimação. é preciso ficar ligado para erradicar a doença de uma vez por todas.

Limpeza de caixa d’água x Amebíase: é uma forma de diarreia em que os protozoários encontram nos seres humanos um hospedeiro para o desenvolvimento da doença. Em casos mais graves os Entamoeba histolytica podem até prejudicar e comprometem o funcionamento de órgãos.

Limpeza de caixa d’água x Hepatite infecciosa: Também é chamada de Hepatite A. A doença ataca o fígado. O contágio pode se dar pela água, alimentos ou objetos contaminados. Os principais sintomas que uma pessoa infectada apresenta é o tom amarelado dos olhos e pele, falta de apetite e diarreia.

Limpeza de caixa d’água x Giardíase: Essa doença ocorre frequentemente em locais em que a higiene sanitária não existe. Transmitido por uma água contaminada, a pessoa pode ficar com cólicas e diarreia com cheiro muito forte. Além disso, o infectado apresenta deficiência de vitaminas no organismo, o que acarreta a perda de peso e deixa o paciente suscetível a outras doenças.

Limpeza de caixa d’água x Gastroenterite: é uma inflação do intestino delgado e do estômago. Os principais sintomas são vômitos e diarreia. A transmissão dessa doença se dá por ingestão de água contaminada, que pode ser da caixa d’água – se mantida destampada ou suja – ou da rua, vinda de canos sujos ou enferrujados.

Limpeza de caixa d’água x Febre tifoide: é transmitida por ingestão de água contaminada por fezes e pode apresentar sintomas como fadiga, boca amarga, febre, calafrios, indisposição gástrica, diarreia e aumento do baço.

Por causa disso, é importante que a caixa d’água seja limpa de seis em seis meses e que esteja sempre tampada. Também devemos proibir que crianças e jovens nadem nas caixas d’água, pois além de causarem afogamento, a água é infectada dessa maneira e pode transmitir as doenças citadas acima.

Fonte: Limpeza de caixa dá água